Cuidar de empresas no dia a dia já é complicado o suficiente, imagina então decorar e entender cada tributo e ao que ele se refere. Por isso criamos o dicionário abaixo que te explica o significado de cada imposto e sua destinação.
PIS – Programa de Integração Social
Tributo Federal voltado para o financiamento do seguro-desemprego e abono salarial, sendo cobrado sobre o faturamento mensal da empresa
COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
Tributo Federal que também possui o objetivo de arrecadar recursos para a Seguridade Social, incidindo sobre o faturamento bruto.
CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido
Tributo Federal que incide sobre o lucro líquido ajustado da empresa, que possui o objetivo de financiar a Seguridade Social (Saúde, Previdência e Assistência Social) .
IRPJ – Imposto de Renda da Pessoa Jurídica
Tributo Federal que incide sobre o lucro obtido pela empresa no período de apuração.
IRPF - Imposto de renda da Pessoa Física
Tributação Federal que incide sobre rendimentos auferidos na pessoa física, normalmente associada à declaração de ajuste anual, realizada entre os meses de Abril e Maio.
SIMPLES NACIONAL
Tributo unificado voltado para micro e pequenas empresas, incide sobre o faturamento bruto.
DCTFWeb - Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Web
Guia unificada que reune a antiga GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS) com a GPS (Guia de Previdência Social) para empresas.
FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço
Contribuição Previdenciária/Trabalhista voltada para proteção do trabalhador em demissões sem justa causa, a alíquota é aplicada sobre o salário.
ISS - Imposto Sobre Serviços
Tributo Municipal voltado para arrecadação sobre prestação de serviços, contando com alíquotas variáveis.
TRSS - Taxa de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde
Tributação Municipal especificamente de São Paulo, tem como objetivo custear serviços de coleta, transporte e tratamento de resíduos sólidos gerados por serviços de saúde.